A Princesa de Jericoacoara


A exemplo da Alamoa e das MĂŁes do Ouro espalhadas por todo o Brasil, a Princesa de Jericoacoara Ă© outra criatura da estirpe das princesas encantadas, guardiĂŁs de tesouros em grutas ou cavernas, que tanto sucesso fizeram em Portugal, na versĂŁo das mouras encantadas. 

Alguns habitantes da Cidade de Jericoacoara afirmam que, debaixo do morro do farol local, existe uma Cidade encantada, onde mora uma linda princesa. Perto da praia, quando a maré está baixa, há uma furna onde só se pode entrar agachado.

Essa furna de fato existe. Só se pode entrar pela boca da caverna, mas não se pode percorrê-la, por que, está bloqueada por um enorme portão de ferro. A cidade encantada e a princesa estariam além daquele portão.

A encantadora princesa está transformada, por magia, numa serpente de escamas de ouro, só tendo a cabeça e os braços de mulher.

Para desencantá-la, é preciso a coragem de um homem de verdade, disposto ao martírio, pois somente com o sacrifício de uma vida humana ela poderá retomar sua antiga forma.

Com sangue será feita uma cruz do dorso da serpente, e então surgirá a princesa com toda a sua beleza, cercada de tesouros inimagináveis, e a Cidade com suas torres douradas, finalmente poderá ser vista.

A riqueza, entretanto, será para os outros, não para o herói abnegado, a quem caberá apenas a honra eterna de ter liberado a mais linda das princesas do seu fado infeliz. com a princesa cuja beleza é sem igual nesse mundo.

Mas, como até hoje não apareceu ninguém disposto a quebrar esse encanto, a princesa, metade mulher, metade serpente, com seus tesouros e sua cidade encantada, continuam na gruta a espera desse herói.

NinguĂ©m sabe ao certo se tudo isso Ă© verdade ou nĂŁo, mas que Ă© uma bela lenda, isso ninguĂ©m pode negar…

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CarbĂşnculo

A Lenda da Maria Sangrenta

A Princesa de Bambuluá