Annabelle

Gostando ou nĂŁo de filmes de terror, todo mundo já ouviu falar ao menos uma vez sobre a boneca Annabelle. A boneca, que já ganhou trĂŞs filmes prĂłprios, nĂŁo existe apenas na ficção. Na verdade, ela Ă© inspirada em um brinquedo real que, originalmente, nĂŁo tinha nada de sombrio. Diferente do que vemos nos filmes do universo de ‘Invocação do mal’ e ‘Annabelle’, a verdadeira boneca nĂŁo se parece nem um pouco com a original. A que conhecemos nos filmes tem um aspecto sinistro e um olhar marcante. Já a verdadeira Ă© uma singela boneca de pano, com grandes olhos e sorriso simpático, chamada Raggedy Ann.

Raggey Ann, a propĂłsito, era inspirada em uma boneca de pano da filha do ilustrador e autor de livros infantis Johnny Gruelle (1880-1938). Sucesso literário, a personagem foi comercializada tambĂ©m como brinquedo nos EUA, a partir da dĂ©cada de 1910. Inclusive, há quem acredite que a boneca norte-americana tenha inspirado outra criação, a EmĂ­lia, de SĂ­tio do Picapau Amarelo. Afinal, Monteiro Lobato, que morou nos Estados Unidos durante alguns anos, chegou atĂ© mesmo a incluir a Raggedy Ann como personagem em ‘Reinações de Narizinho’.

A HistĂłria

A boneca Annabelle foi um presente de aniversário para Donna, filha de uma enfermeira. Donna levou a boneca para o seu apartamento onde morava com sua amiga Angie e logo começaram a perceber comportamentos estranhos vindo do brinquedo. Tinham a impressĂŁo que a boneca as observava e em certas ocasiões afirmavam que a boneca trocava de lugar sozinha. Um amigo delas, Lou, que tambĂ©m frequentava a casa, chegou a afirmar que em duas ocasiões a boneca lhe atacou. ApĂłs tanto comportamento estranho, as duas realizaram uma sessĂŁo espĂ­rita e um mĂ©dium alegou que a boneca era habitada pelo espĂ­rito de uma criança chamada Annabelle, cujo cadáver havia sido encontrado no local onde o prĂ©dio foi construĂ­do.

Comovidas, Donna e Angie permitiram que o espĂ­rito ocupasse o corpo da boneca, o que foi considerado um erro fatal pelos demonologistas Ed e Lorraine Warren que logo foram chamados para resolver o caso. Segundo o casal, uma força demonĂ­aca habitava o corpo da boneca, em busca de um hospedeiro humano. Em seguida, um padre fez um exorcismo no apartamento das amigas, os Warrens concordaram em levar a boneca para casa. Colocada no banco de trás, a boneca parecia possuir o carro. Desligando a direção hidráulica e contornando curvas perigosas. Ed Warren teve que borrifar água benta no banco de trás para voltar para casa. AtĂ© entĂŁo, os especialistas paranormais acreditavam que a boneca era habitada pelo espĂ­rito de uma garotinha chamada Annabelle, mas com o passar do tempo e as “ações” cada vez mais malĂ©ficas do brinquedo, Ed e Lorraine passaram a considerar que Annabelle Ă© um receptáculo do Diabo. 

Quando um padre visitante dispensou os poderes da boneca, ele se envolveu em um acidente quase fatal a caminho de casa. Seus freios falharam em um cruzamento movimentado e seu veĂ­culo foi destruĂ­do. Segundo o casal, uma força demonĂ­aca habitava o corpo da boneca, em busca de um hospedeiro humano.

Casos reais

AlĂ©m do fato que ocorreu com Lou, amigo de Donna e Angie, houve uma morte envolvendo a boneca tambĂ©m. O noivo de uma das meninas acordou com estranhas marcas no pescoço depois de sonhar que Annabelle o estrangulava. Ele afirmou ter visto a boneca em pĂ© sem nenhum apoio, sendo que isso era impossĂ­vel para uma boneca de pano. O rapaz morreu misteriosamente e com feridas abertas em seu corpo sem nenhuma razĂŁo,  apĂłs insistir para que queimassem a boneca, visto que coisas estranhas aconteciam ao redor dela e com ela. 

Onde está Annabelle?

Depois do exorcismo no apartamento das jovens, o casal se comprometeu a guardar a boneca. Desde então, ela está dentro de uma caixa de vidro, em exposição no Museu do Oculto dos Warren, em Monroe, Connecticut.

Quando um visitante do museu riu da boneca e bateu na caixa que os Warrens a mantinham dentro, ele foi convidado a sair. Ele e sua namorada estavam andando de moto e rindo da boneca quando ele perdeu o controle e bateu em uma árvore, morrendo instantaneamente. A namorada sobreviveu, mas foi hospitalizada com ferimentos graves.

Manutenção

ApĂłs a morte dos Warren, o genro do casal, Tony Spera, administra o museu e seu acervo. No ano passado, a caixa onde a boneca está passou por manutenção e Raggedy Ann/Annabelle foi temporariamente retirada. Com todos os cuidados necessários e com a presença de um padre e água benta. Spera mostrou em uma live e explicou o motivo de estar fazendo aquilo, era porque a caixa precisava de reparos, pois em breve teria uma exposição de Halloween. Em seguida, ela voltou ao seu lugar. 

Nas redes sociais, a atitude de Spera foi duramente criticada, pois antes de sua morte, em 2019, Lorraine Warren teria pedido que Annabelle nunca fosse retirada de sua caixa, uma vez que ela havia sido selada com suas orações e de seu esposo Ed Warren. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CarbĂşnculo

A Lenda da Maria Sangrenta

A Princesa de Bambuluá